INSCRIÇÃO

INSCRIÇÕES

Submissões
Prazo para envio
03/03/2024 – 15/06/2024
 
Modalidade
Resumo
Sessão
 
Área de assunto
 
1. Contexto Histórico e Conceitos de Patrimônio – Uma exploração do contexto histórico e das bases conceituais que moldaram a Carta de Veneza, enfatizando suas origens eurocêntricas e a necessidade de uma releitura crítica.
2. Abordagem Transversal entre Convenções – Uma discussão que relaciona a Carta de Veneza a outros documentos internacionais, especialmente a Convenção de Haia de 1954, a Convenção do Patrimônio Mundial de 1972, o Documento de Nara sobre Autenticidade de 1994, a Convenção do Patrimônio Imaterial de 2003 e a Convenção de Faro de 2005, explorando interseções e princípios compartilhados para enfrentar desafios contemporâneos.
3. Universalismo e diversidade: Releitura dos Documentos Doutrinários de Diversas Perspectivas – Uma discussão sobre a importância da Carta de Veneza (e outros documentos doutrinários relacionados) por meio de epistemologias e perspectivas diversas, reconhecendo a diversidade cultural do patrimônio e explorando contribuições do Sul Global.

4. Desafios Contemporâneos no Discurso do Patrimônio – Uma análise crítica do estado da arte nas discussões sobre patrimônio, considerando as perspectivas em evolução e os desafios que surgiram desde a criação da Carta de Veneza. Examinando a relevância da Carta de Veneza no contexto atual, com foco nos desafios impostos pela divisão ocidental entre natureza e cultura, a crescente importância das metrópoles, as desigualdades sociais, o impacto ambiental das atividades humanas, desastres e conflitos, entre outros.
5. Patrimônio Resiliente a Desastres e Conflitos – O patrimônio cultural está cada vez mais vulnerável a desastres e conflitos e sujeito a destruição rápida, como evidenciado pelos recentes incêndios, inundações, terremotos e conflitos armados em diferentes partes do mundo. Na Assembleia Geral de 2023 em Sydney, o Comitê Consultivo do ICOMOS aprovou o tema “Patrimônio Resiliente a Desastres e Conflitos – Preparação, Resposta e Recuperação” como tema do Plano Científico Trienal 2024-2027. Em consonância com o espírito de diálogo intergeracional aberto, inovador e construtivo, e o foco estratégico, este subtema abordará a adequação da Carta de Veneza ao tema do patrimônio resiliente a desastres e conflitos, enfatizando suas implicações mais amplas para o discurso do patrimônio, modelos de desenvolvimento e estratégias de resiliência.
 
 

inscrição virtual

solicitação de visto

cronograma